Notícias

Queda de pelo em gatos

30/01/2020

Tutores de gato, quem nunca viu a casa repleta de pelos ou, ao longo do dia, encontrou uma lembrança do seu felino amado em alguma peça de roupa?

Os gatos passam regularmente por uma troca de pelagem, e esse é um processo completamente natural. Mas, claro, é preciso ter atenção às quantidades e ao tempo de perda de pelo. Há casos em que a queda excessiva pode significar algo a mais.

Para entender melhor, veja como funciona:

Os pelos têm um ciclo de vida. Eles nascem, crescem e, depois de um tempo, morrem e caem. O ciclo médio é de 21 dias, sendo que a primeira troca acontece quando o gatinho tem aproximadamente quatro meses de idade. Ao longo da vida, a troca de pelos ocorre durante as estações, preparando o corpinho do animal para as temperaturas mais frias. Então, de acordo com a troca das estações, é bastante comum que o pet apresente uma troca de pelagem mais intensa.



Outro acontecimento que leva à queda é a mudança de pelagem quando o gato passa da fase adulta para a idosa.

Quando a queda de pelos dos gatos merece mais atenção?

Se não estiver relacionada aos fatores ditos acima, pode ser causada por ectoparasitas (pulgas e carrapatos), má nutrição ou estresse. Para saber a verdadeira origem do problema, é recomendado procurar um dermatologista veterinário. Uma boa recuperação depende da detecção da causa da perda, pois assim será tratada a origem do problema e não apenas a queda em si.


Voltar