Notícias

Doenças respiratórias dos pets: o que você precisa saber

25/06/2019

A temperatura e o clima seco podem causar doenças respiratórias nos pets, por isso, durante os dias frios, é preciso redobrar os cuidados com o seu bichinho, para fortalecer sua imunidade. Saiba mais sobre algumas doenças e o que fazer:

Gripe

A contaminação pode acontecer, por exemplo, quando o cão está brincando com outro ou quando um gato espirra perto de outro. Leve seu pet ao veterinário já nos primeiros sinais de tosse, coriza, espirros ou febre.

Pneumonia

A pneumonia pode ser uma evolução da gripe ou de doenças respiratórias crônicas. É uma doença muito grave e, para proporcionar o tratamento ideal, é fundamental consultar um profissional!


Asma

Embora essa doença seja mais comum em gatos, os cachorros também podem ter. Os animais sentem dificuldade em respirar ou possuem respiração ruidosa e tosse persistente.


Para o tratamento é importante identificar o que causa a asma no animal e eliminar do ambiente. Você também pode buscar o auxílio de um profissional para indicar a medicação.

Para seu pet aproveitar os dias frios cheio de saúde e alegria, ofereça uma alimentação adequada e muita água fresca, isso o ajudará a manter um sistema imunológico forte.

Como responsáveis, os proprietários dos pets devem oferecer condições para que eles não adoeçam. Além da vacinação e checkup em dia, cuidados extras e simples podem evitar o problema e garantir a qualidade de vida dos cães e gatos durante toda a estação. Saiba com o que se preocupar e a melhor forma de prevenir:

- Sempre verifique se o calendário de vacinação do seu animal está em dia. As vacinas auxiliam a reforçar o sistema imunológico dos pets e previnem algumas das doenças típicas do inverno. Fale com o veterinário, pois há situações em que os animais não devem ser vacinados.

- No clima seco, é importante que o pet fique hidratado. Se você deixa água fresca e limpa disponível o tempo todo e percebe que ele não está ingerindo uma boa quantidade, use uma seringa para colocar o líquido na boca dele, mas com cuidado. Gatos naturalmente bebem menos água, mas uma ração úmida pode ajudar a equilibrar o consumo diário.

Voltar