Notícias

Desvendamos os mitos e verdades sobre a castração

02/10/2019

Você adquiriu um animalzinho e agora está na dúvida se ele deve ou não ser castrado? É muito comum essa incerteza, afinal, você não quer que seu pet sofra. Para esclarecer essa e outras dúvidas, vamos explicar um pouco sobre três dos mitos muito comuns. Confira:

Mito 1 - Animais castrados ficam preguiçosos

Somente em alguns casos específicos o procedimento para castração pode causar alguma alteração no metabolismo dos animais. Isso pode ser tratado com uma mudança na dieta, prática de passeios, brincadeiras ou outros exercícios – essenciais para a saúde de todos os cães e gatos.

Mito 2 - Cirurgias de castração são perigosas

As cirurgias de castração são procedimentos simples. A realização de exames pré-operatórios e avaliação pré-anestésica minimizam as chances de risco ou complicação. Os animais passam por um período de 7 a 10 dias em média de cuidados pós-operatórios, mas nada para se preocupar, é necessário apenas seguir as orientações do profissional nos cuidados.

Mito 3 - Animais castrados são menos saudáveis

Pelo contrário, animais castrados têm menos chances de desenvolver alguns tipos de câncer ou contrair doenças, como a piometra (infecção de útero). Além disso, também têm menos propensão a fugir e assim se envolver em acidentes.

A castração é um procedimento cirúrgico que só deve ser feito por um profissional especializado, essa é uma forma de garantir a segurança e a saúde do seu pet.


Voltar