No verão é preciso alguns cuidados especiais com a saúde do seu pet, pois nessa época do ano é comum uma maior exposição ao sol, o que pode prejudicar a pele e a pelagem do seu bichinho. Confira algumas dicas para prevenir qualquer problema na estação mais quente do ano:
Otites e doenças de pele
Se você deixar seu pet tomar banho de chuva, piscina ou mangueira para se refrescar, fique atento: é recomendado secar bem a pelagem, pois a umidade é favorável para a proliferação de enfermidades fúngicas, como a malasseziose, uma dermatopatia que causa oleosidade, coceira e mau odor.
Tosa
Outra maneira de evitar a umidade na pelagem é manter uma tosa bem baixa, assim fica mais fácil lavar com o shampoo e o pelo seca mais rapidamente. A tosa não deve ser feita muito curta, pois os pelos também funcionam como protetores térmicos, protegendo a pele na exposição solar e equilibrando o calor.
Protetor solar
Sim, animais também devem ser protegidos dos raios UV. Existe protetor solar próprio para animais, o ideal é que o fator seja acima de 50 para os focinhos, pontas das orelhas e nas partes da pele sem pelo.
Picadas de insetos
Os insetos no verão também são uma questão que merece atenção e cuidado dos tutores, pois as picadas podem gerar irritação na pele do seu pet. Além disso, os mosquitos também são transmissores de doenças. Repelentes, ectoparasitários tópicos ou orais devem ser aplicados com antecedência.
Com alguns cuidados você garante o bem-estar e a saúde do seu pet, para que juntos vocês possam aproveitar muito o verão!
Voltar