Notícias

Conheça a melhor forma de transportar seu pet em viagens

13/11/2019

Na hora da viagem, seu melhor amigo não pode ficar de fora! Há quem prefira deixar os bichinhos de estimação em hospedagens ou com alguém de confiança, mas, se decidir levá-los, há alguns detalhes que precisam ser planejados.

A viagem é de carro?

Mantenha seu cachorro ou gato seguro contra solavancos do veículo. Existem vários modelos de cadeirinhas, cintos de segurança e caixas de transporte que podem ser acomodados no banco traseiro. O ideal é acostumar o animal com passeios mais curtos antes da viagem e, durante a mesma, realizar paradas para que façam as necessidades e reduzam um pouco o estresse. A carteirinha de vacinação deve ser levada e é preciso estar com todas as vacinas obrigatórias em dia.


Vai de ônibus?

Entre em contato com a viação antes da viagem. No dia, leve seu animal em uma caixa de transporte adequada para seu tamanho e para o espaço do veículo. A carteirinha de vacinação deve ser apresentada e um atestado de boas condições de saúde também pode ser pedido.



Vai viajar com seu animal de avião?

De avião as regras são um pouco mais rígidas. As variações de tamanho e peso ditarão se seu pet pode viajar na cabine ou deve ir para um compartimento separado. Para trajetos nacionais, é necessário estar com todas as vacinas em dia e obter um certificado de saúde com seu veterinário alguns dias antes da viagem. Trechos internacionais merecem mais atenção, pois além do certificado do veterinário, também é necessário agendar um horário no órgão responsável por emitir o CVI e, dependendo do seu destino, pode ser que seja necessário apresentar também um exame de sorologia da raiva para obtê-lo. Esse exame passa por uma série de exigências e pode levar mais de três meses para ser validado.


Programar-se é o segredo de uma boa viagem com seu pet! Esteja com os documentos em dia, verifique se seu pet está saudável parar encarar o passeio, prepare-o antes para evitar estresses e curtam muito as férias!

Aqui no Hospital Veterinário Amizade estamos acostumados a lidar com pacientezinhos que gostam de passear por aí, inclusive para outros países. Tem alguma dúvida? Fale com a gente!

Voltar