Notícias

Como o abandono dos animais pode ocasionar doenças graves?

30/11/2019

Ao decidir ter um pet, você ganha um amigo para a vida, um amor imensurável e uma companhia incrível, mas com isso também surgem algumas responsabilidades. Desde o começo dessa amizade, é necessário considerar que seu pet pode viver 10, 15 ou quem sabe até mais de 20 anos. Consequentemente, suas responsabilidades se estendem por todo esse período.

 Em casa, um bichinho de estimação tem um tutor zelando por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança, enquanto na rua há diversos perigos que, para humanos, podem até parecer inofensivos, mas não são. Além disso, há questões importantíssimas para a saúde do pet, como uma alimentação adequada, a vacinação e a castração, que geralmente só são efetuadas por quem os acolhe.


Um animal abandonado, desde o primeiro segundo em que está na rua, tem suas chances de sobrevivência já muito diminuídas. Os danos para sua saúde começam nos riscos de atropelamento e maus tratos e continuam com a possibilidade de pegar doenças como cinomose, parvovirose ou outras, devido a não vacinação na época correta. Além disso, os não castrados podem sofrer com câncer e, para piorar, podem engravidar, aumentando a população de animais de rua.

Ao escolher ter um pet, você deve se perguntar se está verdadeiramente disposto a cuidar e manter ele por toda a sua vida, considerando a manutenção diária e os possíveis cuidados a mais quando ele envelhecer. Além de amor e alimentação, eles também precisam de vacinação, antipulgas, vermífugos e cuidados veterinários.

Com responsabilidade e proporcionando todos os cuidados para garantir a saúde física e emocional, você ganha um dos maiores presentes dessa vida: um verdadeiro amigo.

Conte sempre com nossos profissionais para cuidar com atenção e carinho do seu pet!

Voltar