Notícias

Castração de cães e gatos: alguns cuidados que você deve ter

18/09/2019

Embora a castração seja um procedimento cirúrgico simples, alguns cuidados são muito importantes para que seu pet se recupere rápido e fique bem. Se você ainda tem dúvidas se deve submeter seu animalzinho à castração, esclarecemos por que essa é uma boa escolha.

A castração é importante para evitar a reprodução indesejada, sendo que nos machos diminui o territorialismo e as chances do desenvolvimento de câncer nos testículos ou na próstata e nas fêmeas reduz o risco de câncer de mama e ovários, além de prevenir a tão temida piometra (infecção de útero). Além disso, diminui o número de abandono e os maus-tratos.

Ao tomar essa decisão, procure um médico-veterinário. Apenas um profissional capacitado pode realizar a cirurgia. O primeiro passo é preparar o seu pet para a cirurgia: deve passar por uma consulta, fazer alguns exames – se necessário – e realizar jejum alimentar e restrição hídrica, de acordo com as orientações do profissional. Também é essencial que seu pet seja acompanhado por um anestesista-veterinário durante o pré-operatório, transar pós-operatório. Veja alguns cuidados pós-operatórios:

De volta em casa: prepare uma caminha confortável, pois seu pet precisará descansar, assim como vai precisar de água fresca e ração à disposição. É normal que ele não sinta fome ou sede nas primeiras horas, então deixe-o à vontade.

Medicação: siga as orientações do médico-veterinário, ministrando os medicamentos necessários.

Limpeza do curativo: é preciso retirar o curativo para a limpeza diariamente, usando o produto indicado pelo médico-veterinário. O bichinho precisará usar o colar elisabetano ou roupa pós-cirúrgica para impedir que acesse os pontos, evitando a contaminação do local da cirurgia.

Na consulta de retorno os pontos serão retirados e, se você teve todos os cuidados necessários, fique tranquilo: seu amigo estará bem e pronto para gastar muita energia! Consulte um profissional de confiança para tirar todas as suas dúvidas. Cuidar do seu animal de estimação é o maior ato de amor que você pode dar a ele.


Voltar