Notícias

A verdade por trás da transmissão da toxoplasmose

19/03/2019

A toxoplasmose, muito conhecida como “doença do gato”, dificilmente é transmitida diretamente do animal para o humano. Sobre esse assunto existem muitas dúvidas e mitos, por isso vamos esclarecer para você:

Por que “doença do gato”?

Embora humanos ou outros animais, como cachorros, aves e cavalos, possam disseminar essa doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii, somente os felinos são hospedeiros definitivos.

Como acontece a contaminação do gato?

O animal adquire o parasita via oral. Pode ser a partir da ingestão de carne de caça (aves e roedores) ou consumo de carne crua. Após o contágio, o gato passa a eliminar formas infectantes do parasita nas fezes.

Quais os sintomas dos animais contaminados?

Os gatos podem parecer saudáveis, raramente manifestando a doença, somente se estiverem com baixa imunidade. Já os outros animais – hospedeiros intermediários – e humanos podem apresentar sintomas graves, deficiências neurológicas, problemas oculares, hepatite, aborto e distúrbio neonatal, entre outras doenças graves.


Como manter seu bichinho saudável?

Com alguns cuidados simples você pode cuidar do seu pet e evitar que ele fique doente. Alimente-o apenas com comida para gato seca, enlatada ou outra indicação do veterinário. Além disso, é importante manter a caixa de areia sempre limpa; utilize luvas para trocar a areia todos os dias.


A saúde do seu pet depende de você. Leve-o regularmente ao veterinário para acompanhar a saúde, com certeza ele vai retribuir com muito carinho e alegria.




Voltar