Notícias

A importância dos exames pré-operatórios em cães e gatos

30/09/2020

A realização de uma cirurgia, mesmo que eletiva e em um animal aparentemente saudável, sempre envolve riscos, e trabalhar com o máximo de segurança, minimizando os riscos anestésicos e cirúrgicos deve fazer parte da rotina de um médico-veterinário.

Existem diversos exames que podem ser solicitados para a diminuição desses riscos. Por isso, é fundamental a avaliação realizada por um profissional. Ele vai determinar qual é o melhor exame a ser realizado e se, de acordo com os resultados, o animal está apto ao procedimento necessário.



O hemograma é um dos exames que pode ser realizado. Nele é possível verificar, entre outros fatores, se o animal está anêmico, se tem alguma infecção e como estão as plaquetas. Outro exame é o bioquímico, onde é possível identificar desde como está a função hepática e renal, até glicemia, proteínas, colesterol e outros componentes. Em alguns casos, é solicitado um exame cardiológico com eletrocardiograma e/ou ecocardiograma, avaliação de pressão arterial e exames de imagem, como radiografia e ultrassonografia. Por isso, lembre-se: realizar exame pré-cirúrgico é essencial para uma evolução positiva durante a cirurgia, mesmo sendo um procedimento considerado do cotidiano, como castração ou remoção de tártaro.

Dra. Eloísa Steffens – Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais – HOVET Amizade

Voltar