Notícias

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DIROFILARIOSE?

17/12/2019

Quem tem um pet em casa precisa estar sempre atento aos cuidados básicos com a saúde. Passeios com o cãozinho são excelentes, mas sem proteção podem ser o suficiente para que seu amigo contraia o dirofilariose canina, caso ainda não esteja prevenido contra essa doença parasitária.

Você sabe o que é? Causada pelo verme dirofilaria immitis, a doença é conhecida como “verme do coração”, porque os vermes se alojam nas artérias do coração, no próprio órgão e ainda nos vasos que fazem a ligação dele com os pulmões. Diferente das infestações mais conhecidas, os vermes não eliminados pelas fezes, o que pode dificultar a identificação dos sintomas.



Ela é muito comum em regiões de clima quente e temperado, mas também pode acontecer em todos os outros climas, por isso fique atento. Embora a maioria dos cachorros não apresente sintomas, os primeiros sinais são: tosse, redução do apetite, perda de peso e apatia.

A doença pode causar complicações severas ao animal, e se não for tratada pode ser fatal. A prevenção pode ser feita com o medicação, um antiparasitário injetável à base de Moxidectina, indicado para cães a partir de seis meses de idade. Com uma única dose, o cão pode ficar protegido por um ano inteiro. O médico-veterinário poderá administrar a medicação durante as consultas de rotina.



Converse com nossos profissionais e saiba mais! Aqui no Hospital Veterinário Amizade seu pet tem o cuidado que ele precisa com tratamentos para todas as idades.

 

Voltar